ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO
 SISTEMA PETROBRAS NO CEARÁ
                 TEL (85) 3224-6134 | 3264-4605 | aaspece@aaspece.com.br
  • 01
  • 002
  • 003

Exames Covid-19: conheça os processos para a realização

3f 

Prezado(a) Beneficiário(a)
 
Informamos que os testes sorológicos para Covid-19 estão cobertos pela AMS Petrobras desde 29 de junho, através de pesquisa de IgG e IgM ou IgG e IgA. O exame precisa de autorização prévia da AMS e é considerado de pequeno risco, ou seja, haverá co-participação do beneficiário.
 
É necessário apresentar ao laboratório o pedido médico com a descrição do exame acompanhado da indicação médica. Na ausência da indicação, o pedido deve conter, obrigatoriamente, relatório médico descrevendo por quais motivos ou sintomas clínicos o exame está sendo solicitado.
 
Para realização do exame sorológico, a cobertura obrigatória será para paciente que apresente ou tenha apresentado um dos quadros clínicos descritos a seguir:
 Síndrome Gripal: Quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória;
 Síndrome Respiratória Aguda Grave: Desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto. Para obter a senha de autorização do teste sorológico para a pesquisa de IgG e IgM ou IgG e IgA, é necessário entregar toda a documentação citada acima previamente no laboratório, para avaliação médica da AMS, a fim de cumprimento da diretriz de utilização da ANS.

Esta liberação do exame pode levar até 3 (três) dias úteis, conforme disposto nos prazos de atendimento da ANS e não compromete o resultado, já que este exame deve ser realizado no mínimo de 7 a 10 dias após o início dos sintomas, podendo se estender até mais que 20 dias após o início dos sintomas da doença.

A AMS oferece a cobertura tanto pela Livre Escolha quanto para Escolha Dirigida somente para os beneficiários enquadrados nestes dois casos clínicos.

Os testes sorológicos servem para auxílio diagnóstico da infecção pelo SARS- CoV-2 (Coronavírus COVID-19), desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente.

Reforçamos ainda que, o exame RT-PCR (Reverse Transcription Polymerase Chain Reaction), coberto pela AMS Petrobras desde 13 de março, é considerado padrão ouro para diagnóstico da COVID-19. Este também deve ser realizado somente em casos suspeitos, nos estabelecimentos da rede credenciada da AMS, não sendo possível o reembolso pela modalidade Livre Escolha. O exame não precisa de autorização prévia.

Compartilhe

associese1

link1

link2

link3

petros

medicos afiliaodos